Praia de Fortim: Descubra o paraíso escondido no litoral leste do Ceará

Sempre que pensamos no Ceará imaginamos as praias mais conhecidas como Canoa Quebrada, Jericoacoara, Morro Branco e Cumbuco. Pois nessa viagem descobrimos uma outra pérola linda nesse litoral sempre exuberante - Fortim.

Fortinho - Fortim


» COMO CHEGAR

Do aeroporto de Fortaleza pegamos um transfer que leva cerca de uma hora e vinte minutos para chegar ao município de Fortim. Todo o percurso é de pista dupla muito boa e a viagem foi bastante agradável. E olha que estávamos com duas crianças, a filha de 6 anos e um bebê de 8 meses.

O transfer já levou o assento elevação e a cadeirinha do bebê.

Esse transfer eu fechei direto com o primeiro hotel que íamos ficar - Jaguaribe Lodge

» CURIOSIDADES

- A cidade era uma vila de pescadores até que os franceses Jean-Michel e Celian Chaufour abriram o  primeiro hotel de luxo da região, o Vila Selvagem.

- Junto com o hotel eles já pensaram em locais onde seus hóspedes podiam ir e inauguraram uma padaria típica francesa com deliciosos pães e croissants e um restaurante bem diferente - o café das artes. Isso bastou para colocar o Fortim no mapa do turismo. 

- Todo o investimento desde então busca seguir o alto padrão criado pelos franceses e isso é visível quando você passeia pelos outros restaurantes e lanchonetes em Pontal de Maceió.

» QUANDO IR

Estamos no Ceará meus amigos, não tem tempo ruim. Pode ir em qualquer mês.

» LOCOMOÇÃO

Não alugamos carros e isso nos deixou restritos aos passeios de táxis. Não usam taxímetro e sim uma tabela de distâncias. A viagem mais barata quando fomos em 2021 custava R$ 20,00.

Se você alugar carro poderá visitar outras praias mais longes e até mais conhecidas como por exemplo Canoa Quebrada que fica a 20km.

» ONDE SE HOSPEDAR

Os bangalôs são espetaculares, tanto que mesmo sem TV e nem ar condicionado e você não quer sair de lá.

Como o hotel fica no encontro do rio Jaguaribe com o mar, o vento é forte e constante durante todo o dia. De noite ficava até difícil saber que janela abrir pois o excesso trazia uma ventania difícil de acostumar.

Na primeira noite tentei deitar na rede mas quase saí voando como uma asa delta.

O ambiente todo amadeirado lembra muito o Tahiti aonde passamos a lua de mel e por isso trouxe uma nostalgia que adoramos.

Na cama king cabia todos os 4 mas a filha adorou a cama estilo barquinho e ficava brincando lá dentro. Todos os travesseiros, lençóis e colchas muito confortáveis e macios.


O quarto era bem grande e a TV era maior que a da minha casa. Para ver o início das Olimpíadas foi maravilhosa.

A cama também era enorme e tinha outra de solteiro ao lado para a filha que não era usada pois todos ficavam na maior.


» O QUE VER E FAZER

A cidade mais bacana é o Pontal de Maceió, ainda no município de Fortim, seu centro fica próximo ao Vila Selvagem.

Lá tem restaurantes muito bacanas, lanchonetes com estilo e uma pizzaria/restaurante muito bacana que detalhamos no tópico Outras dicas.

A pracinha na frente da igreja é muito bonita com flores abundantes e um parquinho bem bacana para as crianças.

Filha se divertindo no parquinho

» PASSEIOS IMPERDÍVEIS

- Fizemos o passeio de buggy pelas praias próximas saindo do Jaguaribe Lodge. Custou R$ 80 e valeu muito a pena pois além de conhecer outras praias lindas e desertas o passeio termina no Mirante do Pontal aonde vimos um pôr do sol simplesmente espetacular.

- Outro lugar bacana e que ficava próximo ao hotel Jaguaribe Lodge é o Farol do Pontal de Maceió, que foi construído em 1873. Dizem por aqui que no início ele era pra ser um forte. Mas por ser muito pequeno, começou a ser chamado de “fortinho”. Daí veio o nome do município: Fortim



» OUTRAS DICAS

- Experimentamos o hambúrguer artesanal do Casarão da Praça na praça central do Pontal de Maceió e é muito bom. Vale a visita.

- Adorei conhecer e me esbanjei na pizzaria/restaurante Vila Caiçaras. Pizza saborosa e diferenciada e sanduíches deliciosos.

Talvez você goste destas postagens:

Nenhum comentário:

Postar um comentário