DUBROVNIK - A pérola do Adriático tão filmada na série Game of Thrones


A Pérola do Adriático, é assim que Dubrovnik é oficialmente chamada pela Unesco – e não é a toa que está lista de Patrimônio Mundial da Organização – pode ser descrita já nos primeiros minutos de visita como a experiência mais próxima de se voltar no tempo em grande estilo, com direito a uma cidade medieval completa, com uma ponte levadiça na entrada, fortes protegendo a cidade, um prédio que na época das grandes navegações servia como alfândega local e claro, a coluna onde eram anunciados os decretos.


Vista do alto da cidade antiga

Toda essa cultura e história, para completar, é regada de uma bela arquitetura Barroca, Renascentista e Gótica que claro, agrada a todos os gostos e é também a maior prova que a cidade sobreviveu a diferentes épocas e transformações que formam um conjunto admirado por milhares de pessoas todos os anos.

Se você ainda ficar com dúvidas não deixe de perguntar lá no finalzinho do post.

» CURIOSIDADES

  • Dubrovnik surgiu da fuga de dois povos, após o fim da cidade romana que os abrigava. Com a necessidade de se proteger, um deles se abrigou numa ilha e construíram no século VII os primeiros indícios das muralhas que conhecemos hoje. Ao mesmo tempo, no continente o outro povoado se abrigou e alguns séculos depois o canal que separava ilha e continente foi aterrado e surgiu Dubrovnik. 
  • Parece que foi simples, mas durante todo esse tempo inúmeros cercos inimigos foram contidos e felizmente superados com a assistência das muralhas que circundavam toda a cidade, são 2 km de extensão e 25 metros de altura.
  • Você jura que vai dobrar uma esquina e dar de cara com um canal (não fossem as ladeiras e escadarias, claro)! Culpa da arquitetura, que é, de fato, veneziana. Não é mera coincidência. É que a cidade (assim como quase todo o Adriático) pertenciam à Veneza ali pelos séculos XIII e XIV.
» GAME OF THRONES

Não dá para falar de Dubrovnik sem lembrar que a cidade foi cenário de vários episódios da série Game of Thrones.

Por exemplo, na quinta temporada teve a chocante cena da Cersei Lannister fazendo a "caminhada da vergonha". Foi filmada em uma escadaria da Old Town.
Escadaria
da série Game of Thrones














Outra filmagem na cidade foi na chamada Casa dos Imortais quando Daenerys Targaryen vai buscar seus dragões roubados. Essa cena foi filmada na Torre Minceta.

Refazendo a cena

» QUANDO IR

A melhor época para visitar Dubrovnik vai de abril até setembro. 

Como quase toda a Europa, julho e agosto são os períodos mais quentes.

» PASSAPORTES E VISTOS

Não é necessário visto para a Croácia pois ela faz parte da zona do Euro.

» ONDE SE HOSPEDAR

Nos hospedamos fora das muralhas em um hotel muito bonito e na beira do mar Adriático - Hotel Bellevue. Ele ficava a uma boa caminhada da cidade antiga que ficava a 1,5 km.

Veja nossa avaliação aqui e se gostar pode fazer a reserva nesse link: Bellevue Dubrovnik

Se você quiser ficar mais próximo da cidade antiga tem ainda duas opções muito luxuosas:

Hotel Excelsior - Fica a menos de 500 metros da cidade antiga e também é a beira-mar. Nele tem um spa luxuoso e 3 restaurantes.

Hilton Imperial - situado na entrada da cidade antiga, o prédio de 1897 é patrimônio mundial da UNESCO. Possui uma linda piscina no seu interior e spa da marcas hammam.

Os hotéis dentro das muralhas são mais simples até pelo espaço restrito que existe e por não ter muitas possibilidade de expansão.

» O QUE VER E FAZER

  • PORTA PILE: A entrada da cidade se dá por uma porta, com uma ponte levadiça que fechava todas as noites e cujas chaves ficavam sob poder do príncipe. Ao atravessar esse portão lembre-se: ele foi construído em 1537 e logo acima, o patrono da cidade – São Brás adorna o seu topo e protege a cidade. Depois que você entra passa por um novo portão, datado de 1440, e depois dele chega-se ao Stradum, a rua de pedestres principal de Dubrovnik (cujas lajes do chão foram colocadas em 1468).
  • FONTE DE ONOFRIO: Bem perto da Porta Pile, fica a Fonte Grande de Onofrio, construída em 1440. O curioso é que as águas que abastecem a fonte vem por um aqueduto, que fica a mais de 12 km de Dubrovnik. A cúpula foi feita por Petar Martinov, um escultor italiano. Onofrio era o nome do arquiteto responsável pela criação do aqueduto.
  • IGREJA DE SÃO SPAS: tem estilo da época da Renascença Dálmata (fachada) e janelas e nave góticas, é super pequena e dedicada a Jesus Cristo, com um altar bem bonitinho e tem apenas uma pintura, que data de 1528. Já resistiu a dois terremotos sem sofrer danos. Bem do lado dessa Igreja, tem um corredor que dá acesso a Farmácia Medieval ou Stara Ljekarna que é a farmácia mais antiga da europa e fica dentro do Mosteiro Franciscano, foi fundada em 1391 e ainda esta em funcionamento!
  • MOSTEIRO FRANCISCANO: Começou a ser construído em 1317, mas foi quase inteiramente destruído no terremoto de 1667. Repare nas marcas de balas/mísseis do ataque iugoslavo. Antes de entrar, pare para olhar a Pieta esculpida sobre o Portal por Petar and Leonard Andrijić in 1498. Infelizmente, o portal é o único remanescente de uma igreja ricamente decorada, que foi destruída pelo terremoto de 1667.

Mosteiro Franciscano

  • IGREJA DE SÃO INÁCIO: essa igreja jesuíta foi feita no mesmo estilo da catedral e construída em 1725 em estilo barroco. Possui muito afrescos de Gaetano Garcia que retratam a vida do santo.

Igreja de São Inácio
  • CATEDRAL DA ASSUNÇÃO: a catedral original era do século 12, fundada por um presente do rei inglês Coração de Leão, que foi salvo de um naufrágio próximo à ilha de Lokrum. Depos a catedral foi destruída pelo terremoto em 1667. Foi erguida em estilo barroco em 1673, segundo um projecto do arquitecto italiano Andrea Buffalini. A catedral é famosa por seus altares, especialmente pelo altar de St John Nepomuk. Atrás do altar principal está um pintura da assunção da Virgem, feita por Tiziano no século 16. Na catedral ainda estão expostas as relíquias de S. Brás, que incluem o crâneo do santo, encimado por uma coroa cravejada de pedras preciosas.
  • IGREJA DE SÃO BLÁSIO: Fica em uma praça importante da cidade, Praça da Galeria (onde antigamente ficava o mercado Luza). São Blás é o patrono de Dubrovnik e essa devoção é patente nos mais variados monumentos e iniciativas em toda a Cidade Velha, desde a Igreja a ele consagrada ao Festival que decorre em Fevereiro e durante o qual, as relíquias do santo podem ser veneradas por toda a população. A Igreja de São Brás foi construída em 1715 no estilo barroco, por um arquiteto veneziano. Os vitrais são bem bonitos e é possível visitar de graça e ver os tesouros e relíquias de São Brás. No altar há uma estátua prateada do patrono segurando uma maquete da cidade.
Interior da igreja

  • TORRE DO RELÓGIO (erguida em 1444, com 31 metros de altura) e a GALERIA DO SINO (4 sinos, de 1463, que eram tocados para que os cidadãos se reunissem no caso de algum perigo).
  • FONTE PEQUENA DE ONOFRIO: foi construída em 1442 para suprir o mercado com água. O escultor foi o mesmo da grande fonte.
  • COLUNA OU PILAR DE ORLANDO: é de 1417, e era onde os decretos, festividades e vereditos eram anunciados. Servia como palco das punições públicas. O braço de Orlando serviu durante muito tempo como a medida linear oficial da República (51,1cm)
Pilar de Orlando

  • PALÁCIO SPONZA: Construído em 1522, sobreviveu ao terremoto de 1667. Ao longo dos séculos, o palácio tem uma grande variedade de usos, tendo sido, inclusive, o local onde se cunhavam as moedas da República de Ragusa. Atualmente, alberga os arquivos municipais e exposições temporárias durante o Festival de Verão. É também o local de exibição de uma exposição permanente dedicada aos defensores da cidade ao longo dos tempos, que inclui um memorial aos que perderam a vida na guerra entre 1991 e 1995. É uma mistura dos estilos góticos e renascentista.
  • PALÁCIO DO REITOR: foi o centro político e administrativo da República por muito tempo; a partir de 1441, foi o centro político-administrativo e agora é um museu municipal. A arquitetura é uma mistura gótica e renascentista.
  • MURALHAS: Originalmente construídas no séc. X, sofreram grandes obras de fortificação em 1453. Têm três metros de espessura na zona virada para o mar e seis metros do lado terrestre, com baluartes em cada um dos quatro cantos.Existem duas possibilidades de entrada: logo após o portão principal, em frente a Fonte de Onofrio OU pelo Portão de Ploce. Li que pelo portão ploce as maiores escadarias são de descida e é menos movimentada a entrada (porém roda em sentido anti horário)
  • Lá de cima o que vai chamar mais atenção são os dois primeiros marcos da construção: a TORRE BOKAR e o FORTE LOVRJENAC, que fica fora das muralhas e foi um instrumento importantíssimo para proteção da cidade por terra e por mar. A primeira Fortaleza é a Bokar, que foi construida para proteger uma das Portas da cidade, a Porta Pile. Tem uma torre redonda e é considerada a Fortaleza mais antiga da Europa construída no estilo Casamata. A próxima Fortaleza é a de ST JOHN que servia para defender o porto da cidade e também defendia a cidade dos ataques maritimos da República de Veneza. Dessa Fortaleza da pra ver várias ilhas do litoral Croata, e a mais próxima é a ilha de Lokrum, isso sem contar nas fotos que da pra tirar dali, com a ilha, o Mar Adriático e da Fortaleza de St Lawrence.
Eu e a Isa
na Torre Bokar

  • A FORTALEZA REVELIN é a mais forte de todas e foi construída para também proteger o porto e a Porta de Ploce das invasões de Turcos e Bosnios. Tem um terraço enooorme, e no verão acontecem vários espetáculos teatrais e musicais. No trajeto entre a Fortaleza Revelin e a Fortaleza Minčeta é um dos melhores lugares para bater foto do teto das casinhas e do por-do-sol!!

Fortaleza Revelin

  • E a última Fortaleza é a de MINČETA que é a mais imponente da Cidade Antiga, situada na parte norte da Muralha, e tem como background as Montanhas que circundam a cidade. Por ser o ponto mais alto da muralha, da pra ver praticamente toda a cidade e as ilhas do litoral Croata!!
» OUTRAS DICAS

>Banje Beach (do ladinho de dubrovnik, vista linda e praia muito bonita) 
>Trsteno Arboretum (20km de Dubrovnik, jardim onde também foram filmadas algumas cenas do Game of Thrones)
>Museu 5D: Se pretende ver algo mais moderno do que os monumentos históricos de Dubrovnik, tem de visitar o Museu 5D, para ter uma experiência absolutamente diferente da cidade. Este museu pretende dar aos visitantes a oportunidade de aprender mais sobre Dubrovnik utilizando a mais recente tecnologia – 5D, realidade virtual e projecção de hologramas. O museu está localizado no Convento de Santa Clara, junto ao Portão Pile.

E Termino o post com esse momento fofura. 

Momento fofura

Talvez você goste destas postagens:

Nenhum comentário:

Postar um comentário