Conheça Zadar, a cidade mais popular e encantadora da Croácia


Como falei no post anterior, saímos de Zagreb umas 7h da manhã, paramos em Rastoke, passeamos pelo Parque Nacional dos Lagos Plitvice, e saímos de lá umas 16h para chegar em Zadar a tempo de ver esse show da foto aí de cima acontecendo! 😍

Zadar é a cidade habitada mais antiga da Croácia. Possui 75 mil habitantes, é a quinta maior cidade do país, e é o centro histórico da região conhecida como Dalmácia. 
Pôr-do-sol em Zadar.
» O que ver e fazer

Como chegamos no final da tarde e fomos direto para a "pontinha" da cidade antiga, onde fica o seu principal ponto turístico: o órgão marítimo, ou Sea Organ. É uma obra muito criativa, projetada por Nikola Basic em 2005 (inclusive ele venceu o venceu o European Prize for Urban Public Space por causa dessa obra), como uma das estratégias para recuperar a costa de Zadar dos estragos da Segunda Guerra Mundial e assim atrair mais turistas. Trata-se de um instrumento musical experimental feito com degraus de mármore branco e um conjunto de tubos que fica abaixo da água. Quando as ondas batem nos tubos, uma melodia vai sendo "tocada". Confesso que esperava mais da obra, e no dia nem deu pra ouvir nada (talvez por causa da maré baixa ou algo assim... não sei). Mas... não tem como negar que a iniciativa foi fantástica!
Órgão marítimo de Zadar. Foto: www.zadar.travel

Outra atração que fica junto do órgão marítimo é um painel solar em formato circular que absorve energia do sol durante o dia e se acende à noite em milhares de cores iluminando o ambiente. Este painel é também conhecido como Saudação ao sol e foi construído pelo mesmo arquiteto do órgão marítimo. Não preciso nem dizer que a maior diversão da viagem para a Isabella foi ficar engatinhando atrás das luzinhas, não é?!?!
Painel solar de Zadar

Como já chegamos na cidade no final da tarde, e procuramos sempre respeitar ao máximo a rotina da Isabella durante as viagens, não deu muito tempo de passear pelo resto da cidade. Fomos no centro antigo jantar, próximo à Catedral de Santa Anastácia, mas à noite as fotos não ficaram muito boas porque a iluminação da cidade não cooperou muito. 

Pôr-do-sol em Zadar
» Passeios Imperdíveis Se você estiver passando lá com mais tempo não deixe de conferir esses pontos que estavam incluídos no meu roteiro original:
PRAÇA DO POVO: Lá estão presentes restaurantes, ótimas sorveterias, a prefeitura e a Sentinela da Cidade (relógio). 

CATEDRAL DE SANTA ANASTÁCIA: é a maior igreja da Dalmácia. As origens da igreja remontam a uma basílica cristã construída nos séculos 4 e 5, enquanto grande parte do edifício de três naves foi construída em estilo românico durante o séculos 12 e 13.

IGREJA DE ST MARY: Monastério Beneditino de 1066.

IGREJA DE SÃO DONATO: construída no século nove, é um grande exemplo de arquitetura bizantina e hoje é muito utilizada para concertos devido à sua acústica. A igreja foi erguida sobre o fórum romano, que foi construído entre os séculos I e III DC. Ao lado da Igreja tem mais ruinas romanas, pilares com relevos de figuras mitológicas como Júpiter, Medusa, etc. Acredita-se que ali estava um templo dedicado a Júpiter.

PRAÇA DOS CINCO POÇOS: Esses poços foram construídos pelos venezianos para fornecer água à cidade durante o cerco dos turcos. 


Zadar


Visitamos a cidade em maio de 2016, e vi que hoje a cidade já tem rodado mais pelas páginas de turismo. Inclusive vi que a iluminação noturna da praça do povo e da praça dos cinco poços melhorou bastante! É interessante ver o investimento do país no turismo. Poucas décadas atrás o país estava em uma guerra civil que deixou muitos mortos e atrasou o desenvolvimento econômico. Hoje, ou em 2016, que foi quando estivemos lá, pude ver o que é ter uma gestão de qualidade na reconstrução do país e um investimento forte em infraestrutura de turismo. Um dia chegamos lá, não é?!

Se quiser mais informações sobre a cidade é só acessar o site oficial da cidade, que está bem completo!








 

Talvez você goste destas postagens:

Nenhum comentário:

Postar um comentário