Muito já foi falado na internet sobre esse parque e provavelmente você já sabe que não vai perder seu precioso tempo e suas preciosas Kunas visitando esse lugar. Então quero só deixar algumas dicas e contar como foi nossa experiência por lá! Ah! Como vocês já devem ter notado eu não faço qualquer tratamento nas fotos. Então... todas as fotos tentam refletir a realidade do local; nem mais nem menos azul, nem mais nem menos verde! kkkk
Upper Lakes, no Parque National dos Lagos Plitvice. |
» Como Chegar
Nosso roteiro era bem apertado e eu queria de todo jeito conhecer esse parque e ainda queria de todo jeito dar uma "passadinha" por Zadar já que uma conhecida do excelentíssimo marido tinha dito que a cidade era imperdível. Então... o jeito foi sair de Zagreb logo cedo, passear pelo parque e no mesmo dia seguir para Zadar. São 270 km no total, as estradas são ótimas e deu tudo certo! Ainda chegamos a tempo de ver o pôr-do-sol em Zadar.
Nosso roteiro era bem apertado e eu queria de todo jeito conhecer esse parque e ainda queria de todo jeito dar uma "passadinha" por Zadar já que uma conhecida do excelentíssimo marido tinha dito que a cidade era imperdível. Então... o jeito foi sair de Zagreb logo cedo, passear pelo parque e no mesmo dia seguir para Zadar. São 270 km no total, as estradas são ótimas e deu tudo certo! Ainda chegamos a tempo de ver o pôr-do-sol em Zadar.
No caminho entre Zagreb e o Parque Nacional dos Lagos Plitvice ainda paramos na cidadezinha de Rastoke. Muitos turistas passam direto por esse local, mas eu achei tão legal quanto os Plitvice Lakes. Inclusive, a cidadezinha é conhecida por ser uma "miniatura" dos Plitvice Lakes. E na verdade ali acontece o mesmo fenômeno natural que ocorre dentro do Parque (e o mesmo rio Korana deságua lá no parque), mas aqui o ser humano convive com o espaço natural de uma forma linda.
A cidadezinha de Rastoke, na Croácia. |
Natureza sendo respeitada e cuidada pelos moradores. |
» O que ver e fazer
Por ali há vários restaurantes, lojinhas de souvenirs, e há várias atividades de recreação na água. Recomendo que você pare por ali para conhecer, e até para aproveitar para se divertir, se estiver com tempo. Quando eu voltar pretendo pelo menos passar um dia inteiro, porque o local me transmitiu uma paz tão grande... e isso que nem tivemos tempo de conhecer tudo...
Cascata em Rastoke. |
Mais uma cachoeira na cidade de Rastoke |
» Curiosidades
O Parque Nacional dos Lagos Plitvice é um Patrimônio Natural da Humanidade desde 1979, e é enooooorme; são cerca de 300km2 de área. As visitas ao Parque são organizadas em 8 programas, ou passeios diferentes, de acordo com o tamanho da trilha. Há passeios de 3500m (2-3h) até 18300m (6-8h), passando pelos lagos superiores e pelos lagos inferiores.
Mapa do Parque Nacional dos Lagos Plitvice |
Mapa do Programa A - a menor trilha |
Mapa do Programa K - a maior trilha |
Quando nós fomos, o programa A, que é o mais rápido, e que passa pelos lagos inferiores, estava fechado (para meu desespero). Era a trilha que eu gostaria de ter feito pela proximidade do caminho com as cascatas, e também porque estávamos com uma criança de 1 ano andando junto no sling, então as costas não iam aguentar por muito tempo kkkk. Mas... fizemos o circuito B mesmo, sofremos mais um pouco carregando a pequena, e deu tudo certo.
Essa é a parte do programa A que estava fechada durante nossa visita. Vista do início da trilha do programa B. |
Nesse circuito andamos um pedaço de trilha de terra, que foi feita na encosta do morro, depois pegamos um ônibus até chegar nos upper lakes, lá pegamos um barco, e voltamos andando por outra trilha de madeira feita na beira do lago (todos os transportes estão incluídos no valor da entrada no parque). A estrutura do parque é perfeita, e as trilhas podem ser percorridas por qualquer pessoa, pois são super tranquilas. Só pegamos um pouco de fila para entrar no ônibus e depois para pegar o barco. Mas... isso não é muito problema por ali, porque enquanto espera você se diverte tirando diversas fotos do paraíso😊
Vendo os peixinhos 😍 |
O parque possui dois pontos de apoio, onde vendem lanches e bebidas. Não é nada muito gostoso, e os preços também são mais altos que no restante do país. Então... eu aconselharia a levar lanchinhos na mochila e se for o caso só comprar umas bebidas fresquinhas por lá. Também há hotéis dentro do parque para quem quiser dormir por lá e aproveitar o parque por mais tempo ou fazer as trilhas com bastante calma.
Momento fofura nos Upper Lakes 😜 |
» Outras dicas
Na época que nós fomos (maio) já fazia bastante calor, então vá preparado com roupas e sapatos confortáveis, protetor solar, e muita água!Também é bom checar alguns dias antes da sua ida o site do parque para se certificar de que o circuito de seu interesse estará aberto. Isso é importante principalmente se você estiver em uma road trip como nós, e tiver horários meio apertados (como no nosso caso, que tínhamos o compromisso com o por-do-sol de Zadar kkkk). Também é interessante checar o site para ver os horários de funcionamento do parque, e os preços da entrada, que mudam de acordo com as estações do ano (mas crianças até 7 anos entram de graça)!
No alto da trilha de terra do programa K. |
E você? Já conhece esse paraíso natural? Gostaria de ir? Ficou com alguma dúvida? Escreve aqui embaixo que eu te ajudo! 👧
ola.... estou planejamento uma viagem para la para junho2020. muto legal teus posts, foram bem esclarecedores para mim. quantos dias vcs ficaram na Croacia? obrigada
ResponderExcluirMuito obrigada!! Fico feliz que tenha gostado! Nossa viagem durou 15 dias, mas fizemos Croácia, Servia, Bosnia, e um day trip para Montenegro. É tudo bem pertinho e as estradas são ótimas; então fica super fácil conhecer varios lugares diferentes! Se puder fique uns 2 dias inteiros em Montenegro! Tem muita coisa legal e o país é lindo!
Excluir